Tecnologia e Contabilidade: Como essa relação afeta o setor? FAS group Contabilidade Consultiva

"Potencializando seu sucesso com planejamento e eficiência."

Tecnologia e Contabilidade: Como essa relação afeta o setor? FAS group Contabilidade Consultiva

Tecnologia e Contabilidade combinam?

Você já deve ter visto a cena: um contador, cheio de papéis para resolver, burocracias que não acabam e detalhes intermináveis. Essa é a realidade de muitas contabilidades no país, mesmo com todo o avanço tecnológico que vemos acontecer dia após dia.

Porém, algumas empresas, como as pertencentes ao FasGroup, estão mudando a forma como enxergam e atuam no setor.

A realidade é que tecnologia combina e está em tudo que conhecemos. Desde o mais simples aparelho até o mais sofisticado software, hoje é impossível fugir do avanço tecnológico - e não há nenhum motivo para fazer isso.

É importante que os Contadores visualizem o quanto implementar tecnologia nas suas empresas pode fazer diferença na hora de dar ao cliente um atendimento muito mais rico e personalizado.

Então, se você achava que contabilidade só podia ser a tradicional, está enganado. Existe um leque enorme de possibilidades e é preciso se adaptar a todas elas!

 

Como a Tecnologia age em uma Contabilidade

Voltemos ao exemplo dado no tópico anterior: o Contador repleto de papéis e burocracias para resolver. Com essa imagem em mente, imagine que toda essa burocracia possa ser resolvida a um clique, com ferramentas seguras e prontas para resolver qualquer problema que surja.

Imaginou? Agora, considere outro cenário: um motoboy que sai todos os dias para levar malotes para os clientes. Imagine que é possível evitar esse custo adicional e enviar todos os documentos via computador. 

Essas são apenas algumas formas de implementar a tecnologia no setor contábil. Além disso, é possível realizar uma série de ações em ferramentas muito específicas - e que não deixam de ser seguras.

Toda essa inovação e mudança vem por bons motivos: redução de custos e maior eficácia no atendimento ao cliente. Se essas duas coisas podem andar de mãos dadas, por que fugir do futuro?

 

Vantagens de ter uma contabilidade mais tecnológica

Falamos semana passada sobre a Contabilidade Digital e as vantagens que ela traz para os clientes. Basicamente, ela resume o que a tecnologia pode fazer por esse setor. Mas, além das vantagens para o cliente, existem inúmeras vantagens para a própria contabilidade, como:

 

1- Redução de custos

Sem dúvidas, reduzir custos costuma ser prioridade em qualquer empresa. Mas, não basta gastar menos: é preciso reduzir custos sem que isso atrapalhe o seu trabalho ou comprometa sua relação com o cliente.

E é exatamente isso que a tecnologia faz! Ela reduz os custos, porém de uma forma saudável, capaz de otimizar o trabalho - e não cortá-lo.

Veja o exemplo do motoboy: para que ele trabalhe diariamente, existem custos, como o seu salário, registro e às vezes até os custos da moto, como gasolina e manutenção.

Mesmo que terceirizando esse profissional, há o custo de pagar por ele sempre que precisar.

Agora, qual o custo do envio de um documento por computador? Praticamente zero.

Essa redução de custos é o que torna a tecnologia tão atrativa, pois ela não corta despesas importantes, apenas reduz aquelas que podem ser substituídas por algo mais efetivo.

 

2- Redução de tempo gasto

Se antes era normal ficar perdido em meio aos papéis de um cliente, hoje isso não é mais necessário. Com as ferramentas digitais, é possível checar problemas com a Receita, verificar pendências na documentação e ter atualizações diárias e em tempo real.

Com isso, ganha-se mais do que apenas economia de dinheiro, mas também economia de tempo. E não apenas sua equipe ficará mais satisfeita, mas o cliente poderá sentir que os processos são muito mais rápidos e efetivos. Todo mundo ganha na soma dessa conta.

 

3- Mais qualidade de atendimento

Se temos um atendimento rápido e efetivo, sobra tempo para fazer algo imprescindível, que é a gestão dos seus clientes. Embora existe um medo generalizado de que a tecnologia prejudique o setor, a realidade é bem diferente: ela otimiza o tempo e faz com que o Contador possa dar total atenção ao que importa.

 

E como a tecnologia afeta o setor contábil?

Para finalizar, é importante dizermos como a tecnologia e a contabilidade fazem diferença no setor como um todo. Apesar dos esforços, ainda não é comum que as Contabilidades mais antigas optem por ferramentas digitais - seja por medo ou mesmo por desconhecimento.

Porém, em uma escala global, o setor de tecnologia na Contabilidade vem crescendo e alterando a forma como trabalhamos. Existe hoje um movimento que visa o crescimento da área contábil através da era digital - e não há muito mais como fugir das mudanças.

Com isso, é certo dizer: o contador que não se adaptar, poderá ficar para trás. Então, aos nossos colegas, é válido deixar o alerta de que como precisamos sempre evoluir junto com as novas tendências. Assim, o setor tem tudo para sempre crescer!

 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos! Até a próxima!

 

 

 

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS?

A FAS group envia periodicamente newsletters e informativos com notícias do mundo financeiro, contábil e empresarial.

© 2019 - Desenvolvido por TBr Web