O que é recuperação tributária e como a Contabilidade Consultiva pode fazer isso acontecer?

"Potencializando seu sucesso com planejamento e eficiência."

O que é recuperação tributária e como a Contabilidade Consultiva pode fazer isso acontecer?

A Contabilidade Consultiva é uma área que vem sendo cada vez mais estudada e apreciada pelos contadores e seus clientes, embora muitos ainda não saibam exatamente como ela pode ajudar seus negócios a serem mais bem gerenciados e até a diminuírem seus gastos com tributos.

Dentro a Contabilidade Consultiva, nós temos um processo de recuperação tributária, que é essencial para que a empresa possa economizar e até mesmo receber de volta o valor pago indevidamente em tributos.

No texto de hoje, vamos falar sobre a Contabilidade Consultiva e qual sua importância para pequenos, médios e grandes negócios - além de explicar um pouco sobre o que é a Recuperação Tributária e quais os tipos de empresas que podem recorrer à ela. Confira abaixo!

 

O que Contabilidade Consultiva?

 

Vamos começar o texto de hoje explicando o que é a Contabilidade Consultiva e como ela auxilia o empresário a economizar e a ter mais controle sobre o que se paga de tributos. Basicamente, é uma consultoria que visa organizar e promover a melhora da parte contábil que uma empresa tem. Então, vai um pouco além do que a contabilidade normal costuma fazer por seus clientes, afinal, nesses casos, é mais comum que haja apenas a organização dos documentos gerais e das declarações anuais.

Já a contabilidade consultiva vai atuar em alguns pontos extras, como:

 

-       Essa consultoria vai auxiliar o empresário a saber o quanto ele está pagando de imposto e se há possibilidade de diminuir esse valor. Tudo isso é feito dentro da lei e de forma conservadora, como vamos explicar abaixo.

 

-       A Contabilidade Consultiva visa ir além do pagamento de tributos ou da emissão de declarações e documentos obrigatório. Ela é uma consultoria contábil para que o empresário tenha mais controle nesse sentido e possa tomar decisões mais sábias e melhores para a empresa.

 

-       Algumas contabilidades oferecem também o serviço de BPO Financeiro, que nada mais é do que um trabalho de organização da parte financeira da empresa visando auxiliar no seu crescimento ou até mesmo tirá-la de dívidas com estratégias diferentes. O BPO organiza todo o setor sem que seja preciso contratar funcionários extras para isso.

 

No geral, a Contabilidade Consultiva é como se fosse um braço direito da sua empresa. Com ela, é possível planejar o crescimento, saber onde há um problema, diminuir os custos, etc.

 

E o que é Recuperação Tributária?

 

Agora, vamos falar um pouco de um serviço que vem atrelado normalmente à Contabilidade Consultiva: a Recuperação Tributária. Pense, por exemplo, que o seu contador te orientou a ter um regime tributário qualquer. Sua empresa evoluiu e os impostos que estão sendo pagos não condizem mais com o que você deveria pagar. Nesse caso, a Contabilidade Consultiva vai entrar com um processo para que a Receita Federal reveja os pagamentos e te restitua.

Algumas dúvidas são comuns a esse respeito. Veja a resposta para elas:

 

1- A Recuperação Tributária pode causar um problema na Receita Federal?

 

Era bastante comum que as pessoas tivessem receio de rever os tributos que foram pagos, com medo de que a Receita Federal fosse passar um pente fino e encontrasse problemas, gerando multas enormes, que iriam ser extremamente prejudiciais para a empresa.

Na realidade, hoje em dia isso não acontece mais da mesma forma. Segundo Fernando Quercia, especialista na área que entrevistamos, o segredo está em procurar uma boa empresa de consultoria contábil para que não haja problemas. “Algo assim era comum antigamente, mas hoje em dia as consultorias estão muito bem preparadas para investir o passado da empresa antes mesmo de tentar restituir os impostos.”, explica Fernando.

 

2- A Restituição cai em dinheiro na conta do Empresário?

 

Diferente do que acontecia no passado, onde o valor de crédito era colocado em uma reserva para impostos futuros, hoje em dia é possível receber esse dinheiro por meio de sistemas mais avançados tecnologicamente, como softwares onde o empresário pode transferir o valor total para sua conta após alguns dias.

Porém, esse processo depende de qual empresa de contabilidade consultiva você contratar, pois ele varia bastante nesse sentido. Vale pesquisar a respeito e perguntar antes de fechar o negócio.

 

3- Empresas que estão no Simples Nacional conseguem ter a recuperação tributária?

 

É muito comum o empresário que está inscrito no Simples Nacional acreditar que, por pagar impostos de forma simplificada, não tem nada para recuperar, ou que não é preciso procurar esse serviço, pois haverá uma dificuldade de saque.

Na realidade, muitas empresas, especialmente aquelas do setor de comércio e serviços, têm sim muito o que recuperar em tributos - às vezes, anos de pagamentos podem ser creditados nos sistemas e softwares que hoje agilizam o processo e o tornam ainda mais dinâmico. Então, quem é inscrito no simples também pode se beneficiar muito do serviço de recuperação tributária!

 

Conclusões

 

A Contabilidade Consultiva é um trabalha muito interessante para os empresários e só traz benefícios - tanto a curto quanto a longo prazo. Separamos abaixo um vídeo completo com a entrevista do nosso CEO Fabrício Salvaterra e o Contador Consultor Fernando Quercia. Assista-o para entender melhor como esse serviço pode ser excelente para sua empresa, mesmo que ela não seja de porte grande ou esteja inscrita no Simples Nacional.

 

Gostou do texto e das dicas de hoje? Não deixe de visitar nosso blog para mais textos como esse e de visitar nossas redes sociais para vídeos e dicas sobre contabilidade e consultoria contábil. Até a próxima!

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS?

A FAS group envia periodicamente newsletters e informativos com notícias do mundo financeiro, contábil e empresarial.

© 2019 - Desenvolvido por TBr Web